quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Um encontro pessoal com Deus
por Marcos Aurelio de Melo
Após o encontro de Moisés com Deus na sarça ardente e durante toda a sua vida, percebemos claramente que Moisés aprendeu preciosas lições. A partir dali, o simples pastor de ovelhas que relutava e se desculpava constantemente foi transformado completamente para honrar a Deus através do êxodo (saída vitoriosa) do povo de Israel em direção à Canaã.
Um encontro pessoal com Deus nos modifica profundamente e continuará modificando o nosso viver. Tal é o impacto que este encontro nos causa, que nos faz notar como somos pequenos, fracos, pobres e dependentes, perante o Deus que vem ao nosso encontro (veja Isaías cap. 6). Perante Ele reconhecemos o Seu Amor que excede qualquer entendimento, o Seu Poder que excede qualquer descrição e a Sua Majestade que excede qualquer pensamento ou idéia humana.
Você já se encontrou com Deus num momento único, que modificou e ainda reflete modificações em suas atitudes? Este encontro é pessoal e único. Talvez você não precise andar na areia escaldante de algum deserto em busca da mesma sarça, mas você tem que se encontrar com o Deus de Abrão, Isaque e Jacó. Este é o Deus que transformou muitos servos fiéis que passaram por este mundo como peregrinos, que avistaram uma pátria superior e celestial. A partir deste encontro de arrependimento você entenderá o verdadeiro propósito da sua vida: a Glória de Deus. Moisés foi grandemente utilizado por Deus para a Sua Glória após o encontro na sarça ardente. Aprendeu o verdadeiro sentido da vida: não “eu”, mas “Deus”. Não o que eu aprecio e faço bem feito, mas o que Deus pode realizar através de mim: foi esta a missão que Moisés carregou nos ombros.
Estamos dispostos a viver com o mesmo propósito? Estamos tão dissociados deste mundo que preferimos entender quem é o nosso Deus a buscar felicidade tentando encontrar respostas vãs, que entronizam o “eu”?
O encontro com Deus é essencial para modificar nossos valores e nos fazer novas criaturas. Novas criaturas com propósitos corretos. Não há nenhum substituto deste encontro exclusivo. Não há nada que possamos imaginar nesta vida que surta o efeito transformador deste encontro pessoal com o Senhor. E o mesmo Deus que deseja estar conosco (Emanuel) providenciou o meio necessário e insubstituível: Cristo foi nossa propiciação, o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
Em todo a história humana podemos perceber os caminhos arrogantes que o homem pecador inventa para chegar-se a Deus. Mas a grande notícia que deve nos fazer jubilosos em cada novo amanhecer é saber que nós não temos nenhum mérito na salvação providenciada por Deus. Pura graça! É a graça salvadora por meio do sacrifício de Cristo que nos conduz ao encontro com Deus. Esta é a essência do Evangelho. Nada de holofotes, feitos notório ou obras portentosas, mas somente a graça de Deus, suficiente e real.
Deus agiu soberanamente na salvação de pecadores. O EU SOU não se apartou eternamente do ser humano pecador, mas veio encontrar-se conosco por meio do sacrifício remidor do seu Filho, Jesus. Tudo já foi providenciado para que o encontro do homem com Deus se tornasse uma realidade. Este encontro é o ponto de partida no qual entendemos a mais pura verdade: a questão não sou “eu”, mas “Deus”. Ninguém pode agradar a Deus se não encontrar-se com Ele, através do mediador gracioso: Cristo Jesus.
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
Fora de Jesus não há salvação
Pode o homem tramar, ocultar, pode trair, pode adulterar, fazer feitiço, prostituir, fazer o que quiser às escondidas, mas que saiba e nunca esqueça que não pode ocultar essas cousas dos olhos de Deus, qualquer movimento que fizer às escuras, qualquer ato imoral.
Qualquer um que um dia folheou as escrituras Sagradas já deve ter lido o seguinte: Os olhos de Deus estão em todo lugar contemplando os maus e os bons (PV. 15:3). "Os seus olhos estão atentos, as suas pálpebras sondam os filhos dos homens" (Sl 11:4). E vejam o que mais diz a Bíblia Sagrada: Temei, antes, aquele que pode destruir no inferno tanto a alma como o corpo (MT 10:28)
Às vezes fico me perguntando: Será que acreditam os homens, que vão roubar que vão tramar matar, ocultar suas maracutaias, adulterar etc. até o momento de fecharem seus olhos, vão morrer fisicamente (porque espiritualmente já estão mortos mesmos) sem se arrependerem de seus pecados e ainda assim vão herdar uma cadeira no trono dos céus?
Ao mesmo tempo eu lembro um trecho bíblico que diz o seguinte:
Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno.
Se o final do homem ímpio, que não se arrepende e não se converte for da forma acima, COM DIREITO À CADEIRA NO TRONO, digo a vocês que a Bíblia Sagrada é um grande conto de fadas, um amontoado de folhas com ensinos mentirosos.
Pelo que sei, e, pelo que já conheci do evangelho, Deus pagou um preço muito alto. Ele deu o Filho para ser crucificado naquela cruz, por amor a todos nós, porque ali já estávamos perdidos. Separamos-nos Dele naquele jardim. Ficamos fora do Senhor quando decidimos fazer a nossa vontade e não a Dele.
Mesmo assim, terno de misericórdia e compaixão, Ele mandou o filho vir nos resgatar, nos tirar das trevas e dessas trevas só vamos sair quando olhar-mos pra Ele, quando olhar-mos pra dentro de nós e reconhecermos que estamos mortos no pecado e deixarmos o pecado, quando deixarmos de ser imundos.
Vejo que esse reconhecimento é o mais difícil.
E aí é que mora o perigo: Sem esse reconhecimento, Fora de Jesus não há salvação.
Pode ter o ímpio o dinheiro que tiver milhões, trilhões, mansões, fazendas, carros blindados... Mas não poderá comprar e nem herdar o reino de Deus.
O reino de Deus se compra sem dinheiro, com arrependimento, mas com arrependimento sincero, com conversão avalizada por Cristo Jesus. (É isso que Ele quer) Não com conversão de mentirinha.
Gostaria que todos, pobres e ricos mendigos e engravatados, pudessem ler e refletir esse texto.
Podemos ficar sem saber o que está sendo feito em oculto, às escondidas, mas Deus está vendo tudo. Acredite nisso. Repito o que diz a Palavra de Deus: "Os olhos do Senhor estão em todo lugar".
Aquele que está roubando, tramando, adulterando, prostituindo, está fora de Jesus.
Aconselho que seja lida a história daquele Anão chamado Zaqueu. Ali houve arrependimento e Jesus disse em seguida: "Hoje houve salvação nesta casa".
Que Deus tenha misericórdia de todos.
Assinar:
Postagens (Atom)